Uber anuncia entrada no serviço de aluguel de bicicletas elétricas na Europa


A Uber anunciou nesta quarta-feira (6) durante a conferência de tecnologia Noah, realizada em Berlim, na Alemanha, que está prester a lançar a Jump , seu serviço de aluguel de bicicletas elétricas, na Europa. O anúncio feito pelo CEO Dara Khosrowshahi  comprova uma tendência antecipada pelo Brasil Econômico de que a Uber está tentando diversificar os modais de transporte no qual está presente.

A intenção da Uber é que o serviço de aluguel de bicicletas elétricas chegue a Berlim antes do fim do verão no Hemisfério Norte, uma época de clima mais ameno para trajetos desse tipo. Depois disso, a intenção da empresa é expandir gradativamente para outras cidades europeias.

Para fazer o anúncio, o CEO chegou ao palco montado numa bicicleta elétrica vermelha, enquanto isso, porém, do lado de fora do auditório, taxistas prostestavam contra a empresa, apitando e empunhando faixas e cartazes com dizeres como "Uber go home", algo como "Uber vá para casa."

A manifestação foi apenas um pequeno capítulo de uma sucessão de protestos protagonizados por taxistas que chegaram a se tornar violentos no passado recente. Em toda a Europa, a Uber vem enfrentando forte resistência e chegou a ser barrada por meio de restrições judiciais em várias cidades que obrigaram a empresa a encerrar suas operações em diversas regiões de países como França, Itália, Espanha, Bélgica e na própria Alemanha.

Enquanto isso, em Londres, a empresa também já foi acusada de causar congestionamento ao mudar o tráfego de carros locais uma vez que os motoristas da Uber se aglomeram em vários pontos da capital da Inglaterra em busca de viagens, causando transtornos.

Diante de tudo isso, a decisão da Uber de apostar em bicicletas elétricas e a escolha por começar pela Alemana se justifica também como uma tentativa de estreitar as relações com a população e as autoridades locais. Durante seu discurso, o CEO chegou a declarar que "quero que isso sinalize um profundo compromisso com a Alemanha" e que "a Alemanha é um pequeno sinal do que a nova Uber pode ser. Queremos trabalhar com governos locais e as cidades para fazer nosso modelo funcionar através de parcerias e diálogo." 

O movimento de Dara é uma clara tentativa de renovar a imagem da empresas e resgatar seu prestígio depois que seu antecessor, Trabis Kalanick, deixou o comando da companhia após se envolver em uma sucessão de polêmicas tanto com funcionários quanto com concorrentes e autoridades.

Porém, para ter sucesso em Berlim, será necessário que a sensação descrita pelo CEO seja realmente verdade: "Quando você sobe nessas bicicletas e pedala, você se sente como o Super-Homem". Isso porque a capital alemã já conta com diversos outros serviços de compartilhamento de bicicletas como a OBike, com sede em Cingapura, a chinesa Mobike e a LimeBike, que também oferece opções elétricas.

Saiba mais acessando: https://goo.gl/fNhwEY

Fonte: Brasil Econômico // iG Tecnologia

Postagens mais visitadas