O que dá mais resultado? Face a face com seis colegas ou envio de 200 e-mails?



Se você acompanha o trabalho da Invitro, já deve suspeitar qual é a resposta. Um estudo conjunto das universidades de Waterloo (Canadá) e Cornell (EUA) chegou a um resultado que reforça tudo que sempre se falou sobre o face a face. De acordo com o levantamento, pedir algo olho no olho é 34 vezes mais eficiente que via e-mail.  

No experimento, os pesquisadores notaram que a comunicação não verbal tinha uma grande importância na aceitação da solicitação, criando credibilidade no emissor e tornando a mensagem mais confiável.

No contexto da Comunicação Interna, essa informação é ao mesmo tempo uma mina de ouro e uma fonte de preocupação: se bem-feita, a comunicação face a face pode melhorar o fluxo de informação e a eficiência das mensagens, assim como estabelecer laços de confiança dos empregados com os gestores e com a empresa. Se “malfeita” ou “mal direcionada”, pode fazer um estrago 34 vezes mais poderoso do que um e-mail mal planejado. Daí entra um antigo conhecido: o líder direto.

Pesquisas realizadas pela Invitro indicam que mais de 60% da informação em que o colaborador confia e a que utiliza para influenciar seu próprio comportamento é aquela proveniente do seu líder direto. Mas o líder, na maioria das vezes, não se sente preparado, estimulado, capaz ou disposto a fazer esse papel. Não raro, é preciso convencê-lo de que, no fim, ser um bom comunicador vai beneficiá-lo na gestão de sua equipe e no atingimento de seus objetivos de negócio, não importando a área de atuação.

E convencimento é apenas o começo. Dependendo da empresa e de seus desafios, é preciso desenvolver um canal específico, criar rituais com as equipes, e assegurar um fluxo contínuo de informação qualificada que possa ser compartilhada entre líderes e suas equipes. E não acabou. A face a face “bem-feita” ainda consiste em ouvir as críticas e sugestões de melhorias, acolher as dúvidas, apoiar os gestores em suas dificuldades e reconhecer os sucessos.

Estimular, treinar, desenvolver, reconhecer, monitorar – e repetir o ciclo. É uma montanha de trabalho em comparação a um comunicado via e-mail. Mas, está provado: é 34 vezes mais eficiente também!

A Invitro Comunicação Organizacional é mais que uma agência: é uma rede de profissionais múltiplos, como múltiplos são os desafios dos comunicadores nas empresas. Todos unidos com o objetivo comum de contribuir para o progresso do mercado de comunicação interna. A gente quer fortalecer expertise, compartilhar conhecimento, gerar insights e ajudar você e sua empresa nos seus desafios de informar, alinhar e engajar.

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