E-mail ainda é maior do que o WhatsApp

Mesmo em 2018, o número de mensagens no aplicativo ainda não consegue superar as mensagens que chegam por e-mail

Por Lucas Agrela || Exame.com

WhatsApp em smartphone da Samsung e iPhone: Netflix também tem grandes números (Victor Caputo/Site EXAME)

São Paulo – Sessenta segundos na internet representam uma infinidade de interações em redes sociais, e-mails e aplicativos. Em seu levantamento anual, a Cumulus Media indica o que acontece em apenas um minuto na internet em 2018. No aplicativo WhatsApp, por exemplo, 38 milhões de mensagens são enviadas.

O número de interações chega a superar o de Snaps criados no Snapchat ou mesmo o de pesquisas no Google. Ainda assim, a quantidade de mensagens enviadas no app é menor do que o de envios de e-mails, que totalizam 187 milhões por minuto.

O WhatsApp, porém, anunciou medidas que podem fazer o número de mensagens aumentar. No passado, ele chegou a ser pago, mas se tornou gratuito para todos. No início do ano, a empresa lançou sua versão para PMEs, que permite a comunicação entre empreendedores e clientes. Em breve, o aplicativo terá ainda uma versão exclusiva para grandes empresas, que é de onde eles devem obter receita, uma vez que não cobram anuidade, nem exibem publicidade.

Além disso, o WhatsApp resolveu um problema comum no envio de e-mails ao permitir que arquivos grandes possam ser compartilhados com seus contatos sem a necessidade de utilizar um serviço de armazenamento na nuvem, como Google Drive ou OneDrive.

O site Visual capitalist aponta o número mensal de interações entre os dois meios de comunicação mais populares que aparecem no relatório. No WhatsApp, as mensagens enviadas totalizam 1.641.600.000.000 (1,6 quadrilhão). No e-mail, são 8.078.400.000.000 (8,07 quadrilhões).

Ainda sem uma versão específica para grupos de funcionários de empresas, gestores usam o app de mensagens para interagir com colegas e subordinados. Uma solução paliativa para isso foi o lançamento de novos recursos para grupos, que dão mais poderes aos administradores.

O que mais acontece em um minuto?
Outro número interessante que aparece no levantamento é da Netflix. As pessoas passam o equivalente a 266 mil horas vendo conteúdos da Netflix em sessenta segundos. Nesse mesmo período, 4,3 milhões de vídeos estão sendo reproduzidos na plataforma online do YouTube.

O número de logins no Facebook aumentou em relação a 2017, passando de 900 mil para 973 mil por minuto. Os gifs enviados no Messenger também aumentaram, indo de 15 mil para 25 mil. 

Postagens mais visitadas