O que faz as pessoas voltarem para as redes sociais que odeiam?

Fabio Andrighetto || Colaboração para o UOL


Ansiedade em saber o que está ocorrendo com os outros fazem usuários voltarem para redes sociais.

Você já sentiu vontade de apagar as suas contas em redes sociais e nunca mais voltar? Se isso já aconteceu, saiba que não está só. Tão comum quanto ter o desejo de deixar tudo para trás --e efetivamente colocar em prática essa vontade-- é voltar à rede social que abandonou. Esse comportamento curioso virou até objeto de estudo.

Em 2015, para tentar compreender por que algumas pessoas continuavam a usar a mesma rede social que planejavam sair, a Universidade Cornell, em Nova York, analisou mais de 5.000 usuários cadastrados no 99 Days of Freedom, site que pretende ajudar pessoas que querem deixar o Facebook como o AA (Alcoólicos Anônimos) faz pelos alcoólatras.

Essa pesquisa mostrou que questões relacionadas à privacidade e à vigilância tornam as pessoas mais propensas a voltar. Costumam voltar as pessoas que sentem necessidade de saber o que está acontecendo com outras pessoas, o que está acontecendo com outras pessoas, o que elas andam pensando e o que estão fazendo.

Para a psicóloga Ana Luiza Mano, coordenadora do site Psicólogos da Internet, a razão da volta pode estar ligada ao motivo da saída. Encontrar uma situação da qual não se sabe lidar pode ser o estopim do afastamento.

"Existe a possibilidade de ser um tema específico", diz. "Como a morte de alguém ou o fim de um namoro. Pode ser doloroso ver alguns tipos de postagens, mas quando isso se abranda fica mais fácil voltar."

Continue lendo o conteúdo através do link.

Postagens mais visitadas