Facebook vai privilegiar posts da sua região no feed de notícias

Renato Santino || Olhar Digital

O Facebook não para de anunciar mudanças em como a empresa organiza o feed de notícias. Agora a rede social anunciou que começará a privilegiar conteúdo publicado por fontes locais, que tragam informações mais próximas da realidade do usuário.

Isso vem em conjunto com a priorização de conteúdo publicado por amigos e notícias de páginas consideradas de “alta qualidade”, que será determinado com a ajuda de questionários feitos à comunidade.

Em comunicado, Mark Zuckerberg parece fugir da responsabilidade de ser a fonte número 1 de notícias de boa parte do planeta, o que faz com que assuntos polêmicos e que dividem opiniões circulem em grande escala na rede social. A ideia é reduzir o tom da polêmica para criar uma comunidade mais construtiva.

“Muitas pessoas me  disseram que pensam que se pudéssemos diminuir a temperatura dos temas mais divisivos e nos focássemos em temas locais e concretos, poderíamos fazer progresso juntos. Notícias locais ajudam a formar comunidades, tanto online quanto offline. É uma parte importante de garantir que o tempo que passamos no Facebook é valioso”, afirma Zuckerberg.

Por enquanto, a mudança começa a valer apenas nos Estados Unidos, com perspectivas de expansão no futuro. O Facebook, no entanto, nota que essa função está em testes, que deverá ser aprimorada com o tempo. Se a prioridade é construir comunidades mais respeitosas, criar ilhas abastecidas com informações ultralocalizadas e isoladas entrei si, o efeito pode ser exatamente o oposto, isolando o público em vez de conectá-lo.

Postagens mais visitadas